Conteudo tabSlideOut

30/07/2015Mas afinal, a partir de quando meu veículo está protegido?

Muita gente tem seguro do carro, mas não entende muito bem como funciona este produto e seus detalhes. A R8 Corretora de Seguros preparou esta matéria para que você conheça e entenda sobre o seguro e seus serviços adicionais. 

O seguro de carro possui dois instrumentos contratuais essenciais; o primeiro é a proposta, documento através do qual o cliente expressa a sua vontade de celebrar o contrato de seguro, e a apólice que quando é emitido pela seguradora formaliza a contratação do seguro. É aqui que a maioria dos segurados tem duvidas e sempre perguntam:

Quando meu veículo está protegido?


Dois cenários respondem a essa pergunta.

O primeiro é o de veículos zero km ou de uma renovação dentro do prazo. Nestes casos, o automóvel estará “oficialmente” coberto a partir do momento que a proposta é protocolada na seguradora. Ou seja, para que o veiculo já saia segurado da concessionária é necessário que a proposta de seguro seja transmitida à seguradora antes da retirada do veículo da concessionária.  Para renovações dentro do prazo, o procedimento é o mesmo e o automóvel estará “oficialmente” coberto a partir do momento que a proposta é protocolada na seguradora. Em ambos os casos a vistoria prévia estará dispensada.

O segundo cenário envolve carros usados que fazem o primeiro seguro ou para renovações de apólices que passaram do prazo de validade. Além da transmissão da proposta, essas situações exigem a realização da vistoria prévia. Somente após a realização e aprovação na mesma é que o carro está protegido.



Independentemente do cenário no qual você se enquadre, é fundamental o pagamento da primeira parcela do seguro na data de vencimento. Sem ela, a cobertura do veículo é perdida imediatamente, sem a possibilidade de um novo boleto ou novo agendamento de débito. 

Após o recebimento da proposta, a seguradora tem um período legal para avaliar se vai aceitar o risco e, de fato, proteger o automóvel. Esse tempo de avaliação dura até 15 dias e, caso haja algum problema, o cliente será comunicado e ganhará dois dias úteis de cobertura securitária para tomar as devidas providências, encontrar outra seguradora que aceite seu carro, por exemplo.

Se a seguradora não se manifestar após esse prazo de 15 dias, subentende-se que o risco foi aceito, bastando aguardar apenas a emissão da apólice, que formaliza a contratação do seguro e será enviada ao segurado via correio.