30/07/2015Aplicativos calculam o consumo de combustível do seu carro
Em tempos complicados de crise, com a gasolina a preços elevados, os donos de carro costumam pensar muito na economia de combustível.
Além de dosar o uso do veículo no dia a dia, o motorista precisa fazer contas para saber se não está levando prejuízo enquanto roda por aí. Nesse sentido, uma pergunta se faz necessária: você sabe quanto o seu carro consome?
Uma das formas mais tradicionais de se descobrir esse número é marcar em uma planilha ou caderno a distância percorrida entre cada ida ao posto e também o número de litros abastecidos durante um período de tempo (semanal ou mensal). Depois, basta fazer um cálculo simples, dividindo o total de km percorridos pela quantidade de combustível que foi consumido.
Mas talvez essa não seja uma forma muito prática, pois nem sempre é agradável carregar um caderno e manter o hábito de preenchê-lo. Uma alternativa seria apostar na tecnologia, já que temos atualmente uma série de aplicativos que calculam a média de consumo como o FlexMeter, o GasRecord e o BrasilFLEX.
A relação km por litro de combustível é muito importante. Através dela você não enxerga apenas se está levando algum prejuízo no bolso, mas também se há uma suspeita de problema no veículo.
Um carro que esteja “bebendo” demais pode estar dando indícios de problemas como:
– necessidade de trocar as velas;
– rodas desalinhadas;
– pneus descalibrados;
– filtro de combustível sujo ou entupido.
Outras ações que afetam no consumo do carro estão diretamente ligadas ao comportamento do motorista. Optar por caminhos longos, com muitos semáforos ou de alto tráfego; ter o “pé pesado” e usar combustível de postos com procedência duvidosa são algumas das práticas mais comuns que podem prejudicar o automóvel.